GPREV

A CIDADE

Acopiara

Acopiara


Acopiara é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na microrregião de Sertão de Senador Pompeu, mesorregião dos Sertões Cearenses.


Acopiara é uma composição da língua tupi aco: roça, roçado, cultura; pi: de pina, limpar ou tratar; e ara: (prefixo que indica agente) que significa: aquele que cultiva a terra, o agricultor ou o lavrador. Sua denominação original era Lages, depoisAfonso Pena e, desde 1943, Acopiara.


A história dessa área do Ceará mistura-se com os índios Quixelô, religiosos e colonizadores.


O povoamento da região compreendida nos limites atual município de Acopiara começou no século XVIII, depois que os Quixelô foram submetidos à paz, aldeados e removidos para a Missão da Telha (hoje Iguatu) e a Missão de São Mateus (hoje Jucás).


Com expansão da pecuária no estado do Ceará, no século XVIII, fazendeiros estabeleceram-se nestas terras via s sesmarias, e assim surgiu o núcleo urbano.


Em 1910, com a expansão da Estrada de Ferro de Baturité até Crato (Ceará), Acopiara (então Lages), são inauguradas três estações de trem (Luna, Acopiara e Quincoê), o que impulsionou muito a economia local.